USOS MEDICINAIS

(informações coletadas do livro "As Frutas na Medicina Natural" de Alfons Balbach e Daniel S.F. Boarim. Editora Missionária, 1992):

Melão

O melão maduro é considerado calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante e emoliente.

Recomenda-se o melão contra gota, reumatismo, artritismo, obesidade, colite, atonia intestinal, prisão de ventre, afecções renais, litíase renal, nefrite, cistite, leucorréia, uretrite e blenorragia, cirrose hepática, hepatite, icterícia, cálculos biliares, insuficiência hepática e outras afecções do fígado.

O Suco do melão é indicado no tratamento da febre tifóide, mucosidades da garganta, esôfago e estômago, contra a acidose.

O Professor Nicolas Capo recomenda o melão para senhoras com problemas nos úteros e ovários, pois afirma que a fruta produz efeito dissolvente e oxidante, agindo como cicatrizador natural, regenerador do sangue e normalizador do fluxo menstrual, ajudando na eliminação de pólipos, coágulos de sangue, inflamações, irritações e úlceras.

Para Doenças do Estomago, Gastrite, Esôfago, Fígado, Insuficiência Hepática: Tomar esporadicamente o suco de melão. Substituir refeições por esse suco. Triturar as sementes em água e mel, coar e tomar morno, bem diluído, 3 xícaras por dia.

Para Febre Tifóide: Suco de melão.

Para problemas na mucosidade da garganta: Substituir refeições por suco de melão e gargarejar com o mesmo suco.

Para Inapetência: Triturar as sementes em água e mel (no liquidificador), coar e tomar bem diluído, 2 horas e meia antes da refeição.